Câncer de ovário

Câncer de ovário

Por

Quinto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de ovário é o mais agressivo dos tumores.

Não existem fatores externos que comprovadamente causem câncer de ovário, mas se sabe que quanto mais filhos uma mulher gerar e quanto mais cedo ela der à luz, menores são as chances de desenvolver a doença.

Contudo, predisposição genética e ocorrência de outros tipos de câncer na família, como câncer de mama e de útero, colocam a pessoa no grupo de risco.

Estudos sugerem que mulheres que realizam reposição de estrogênio (sem progesterona) por mais de 5 anos, apresentam maior probabilidade de contrair câncer de ovário, no entanto, o uso de pílula anticoncepcional anula esse efeito.

As mulheres de idade mais avançada são as que apresentam mais risco, visto que a maioria das mortes por câncer de ovário ocorre entre mulheres acima dos 55 anos.

Os sintomas são: inchaço, dor pélvica ou abdominal, ciclos menstruais irregulares, constipação, acumulo de gases, má digestão, falta de apetite, náuseas, sangramento vaginal, ganho ou perda brusca de peso.

Mulheres acima dos 40 anos devem fazer consultas regulares, mesmo na ausência desses sintomas, pois quanto antes for dado o diagnóstico melhores são as chances de uma tratamento eficaz.

Leia também! Assuntos relevantes