Animais típicos dos pampas

Animais típicos dos pampas

Por

Os pampas constituem uma região do sul do Brasil, que abrange uma área de 700 mil Km2. Essa região corresponde a 2,4% da vegetação brasileira, e está localizada em áreas pastorís de planícies, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul.

Esse ecossistema é muito rico em biodiversidade e conta com diversas espécies de animais. Os Pampas têm espécies endêmicas, que se desenvolvem apenas em determinadas regiões; além de espécies raras, espécies migratórias e espécies ameaçadas de extinção.

Nos campos sulinos são encontrados animais como a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê e o tamanduá.

As espécies de aves mais comuns nos Pampas são o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, os beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.

Entre os mamíferos, existem espécies de primatas. Nos Pampas, 39% dos animais são endêmicos, com destaque para as borboletas, os répteis, os anfíbios e as aves nativas.

Um animal que se tornou símbolo dos Pampas é o chamado Gato dos Pampas, uma espécie que está ameaçada de extinção. O Gato dos Pampas (Felis Colocolo) mede 85 cm, e pode ser encontrado principalmente na região do Estado de Mato grosso do Sul.

Leia também! Assuntos relevantes