Ameba


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Ameba

Por Juliana, Grupo Escolar

A ameba é considerada um ser unicelular, de tamanho extremamente reduzido, com cerca de 0,2 milímetro. Composta por apenas uma célula, a ameba só pode ser visualizada com o suporte de um microscópio.

Esse ser é classificado como um protozoário, e está entre os organismos mais antigos do planeta Terra. A ameba habita meios aquáticos, como riachos, solos úmidos, lagos e, até mesmo, poças de água. O organismo também pode ser encontrado em outros seres vivos.

Quando a ameba é encontrada no ser humano, ela caracteriza uma doença chamada de amebíase, que apresenta um risco potencial à vida do homem. Os casos de doenças provocadas por amebas são, em sua maioria, resultado da ingestão de água ou de alimentos contaminados. Para evitar qualquer tipo de risco, é fundamental garantir as boas condições de higiene dos alimentos e da água que ingerimos diariamente.

A ameba não possui um corpo bem definido. Ela é composta por uma substância gelatinosa, chamada de protoplasma. A alimentação da ameba acontece por fagocitose, ou seja, ela usa pseudópodes para envolver o alimento em seu interior.

As amebas pertencem ao Filo Sarcomastigophora e ao sub-filo Sarcodina. Elas podem assumir várias formas por conta de seu corpo gelatinoso.

As amebas de água doce e de solos úmidos são as mais comuns. Existem também espécies de amebas parasitas.




Leia também! Assuntos relevantes.

Filo Sarcomastigophora
O Filo Sarcomastigophora é o que engloba os protozoários que apresentam locomoção por flagelos, ou Mastigophora; e os protozoários que se locomovem po...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados