África na Atualidade

África na Atualidade

Por

A África é um continente de contrastes e que ainda sofre com a pobreza e com várias doenças que atingem a população mais vulnerável. A África da atualidade tem uma população sofrida. Para se ter uma ideia do panorama, nove em cada dez pessoas portadoras do vírus HIV no mundo estão na África. A doença já atinge mais de 34 milhões de pessoas no continente.

Muitos países africanos ainda estão envolvidos em conflitos armados. Um exemplo disso é Angola, que há anos apresenta disputas armadas pelo poder e por territórios.

Com relação ao desenvolvimento, o continente africano também se apresenta muito atrasado. Segundo a ONU, dos 174 países que são monitorados quanto ao índice de desenvolvimento humano, a África não apresenta nenhuma nação entre as 45 mais desenvolvidas do mundo.

A África tem 29 países com o menor nível de desenvolvimento humano do mundo. O continente também bate recordes quando o assunto é o número de refugiados. São 6,3 milhões de refugiados africanos pelo mundo.

Países como Ruanda, Somália, Libéria, Serra Leoa, Angola, Chade e Sudão vivem situações precárias e guerras violentas por autonomia política. A África tem problemas estruturais, carências na infraestrutura da saúde, saneamento e educação, e dificuldades econômicas.

Hoje, a África é o segundo continente mais populoso da Terra, tendo aproximadamente 1 bilhão de pessoas. O continente ainda conta com uma grande diversidade étnica e cultural. Os principais problemas da África na atualidade são a subnutrição, a fome, o analfabetismo e a baixa expectativa de vida.

Os países africanos que apresentam boa qualidade de vida são Líbia, Maurícia, Seicheles e África do Sul.

Leia também! Assuntos relevantes