Tempo Geológico

Na geografia, estudamos o tempo geológico, que é diferente do tempo histórico. O conceito de tempo geológico é definido pelos períodos existentes na Terra, desde a sua fase de formação até os dias de hoje.

O tempo geológico é estudado a partir das datações radiométricas das rochas que formam a crosta terrestre. Este tempo conta com diversos intervalos, que são desiguais e marcados por mudanças na estrutura física do planeta e nas formas de vida que nele habitam.

Todas as fases evolutivas da Terra são consideradas no tempo geológico.

Os intervalos de tempo são variáveis e denominados:

Estima-se que o planeta Terra tenha aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Com este referencial, é possível determinar também que o universo possa ter algo em torno de 13 bilhões de anos.

O tempo de formação e transformação da Terra é amplo e estudado de acordo com escalas específicas. Os pesquisadores fazem a medição e a análise de cada fase do nosso planeta. Neste estudo, o tempo geológico é muito importante, pois apresenta medidas em milhões ou bilhões de anos, além de destacar todas as classificações das eras geológicas e seus períodos.

O tempo geológico é definido pelas unidades geocronológicas, ou seja, apresentadas por ordem de idade. Uma das principais etapas de transformação e desenvolvimento do planeta é denominada Éon, período no qual a Terra passou por intensas mudanças físicas e biológicas. Esse período da história conta com quatro fases distintas, chamadas de Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico.

É possível afirmar que o tempo geológico é uma escala científica que leva em consideração principalmente a datação das antigas rochas do planeta, das camadas sedimentares e dos fósseis já encontrados.

A escala do tempo geológico é dividida em éons, eras, períodos e épocas.

As principais Eras são:

Já os principais Períodos são: