Biografias

Saiba como fazer biografia

A biografia é um estilo de texto que trabalha com a contagem da história de vida, trajetória profissional e pessoal, de alguém que tenha marcada algum determinado grupo de pessoas. Uma biografia pode ser feita para grandes personalidades, como escritores, políticos, ativistas e profissionais diversos que tenham deixado algum legado importante para alguém, e por isso merecem ter a sua história de vida contada. Na maioria dos livros hoje publicados podemos encontrar a biografia do autor no fim do material, pelas últimas páginas.

Mas, você já fez alguma biografia? Gostaria de saber como fazer? Se sim, está no material certo! Hoje iremos te ajudar a conhecer mais sobre biografia e te ensinar o passo a passo de como montar a biografia que deseja, de qualidade. Vamos lá!

Conceito de Biografia

Artigos relacionados

A biografia é uma espécie de narração que conta de forma oral, escrita ou até mesmo visual a narração dos fatos ocorridos na vida de algum determinado personagem que mereça ter a sua história relembrada. Essa pessoa pode ter sido uma grande personalidade para a história de um povo, algum familiar que merece ter a sua história contada entre os entes, poetas e grandes escritores que marcaram a literatura da região, entre diversas outras pessoas especiais. As biografias podem ser anexadas a livros, quando falam da vida de escritores, ou ainda vir em um livro próprio, contando mais sobre a vida de alguém especial e marcante. Hoje em dia, existem diversos acervos de biografias variadas na web, com fácil acesso.

Normas e padrões

Para que você possa escrever uma boa biografia, é preciso estar atento a todas as normas e padrões que envolvem esse gênero textual e garantem a sua compreensão e classificação como biografia. As principais características do gênero biografia que não podem faltar no seu texto, são:

• Contação de fatos importantes da vida da pessoa em questão
  • Informações pessoais do indivíduo, como data e local de nascimento, nome completo, nome dos pais, cidade onde viveu, cidades para onde se mudou, em alguns casos data de falecimento e onde faleceu
  • Estrutura textual com narração em terceira pessoa
  • Uso frequente de pronomes pessoas e possessivos
  • Uso predominante de verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito
  • Relatos pontuados por lembranças e sempre trazendo fatos verdadeiros, seguindo a ordem cronológica
  • O biografado deve ser alguém cuja vida e obra se tem interesse

Modelo de Biografia

Não há um modelo em especial de biografia, mas sim uma sequência de passos que devem ser seguidos a fim de que o texto conte todos os detalhes necessários sobre a vida da pessoa que você deseja direcionar a biografia. Vale lembrar que a quantidade de palavras da biografia dependerá da finalidade dela, e você precisa estar atento as recomendações.

Primeiro, escolha a pessoa que será biografada, em seguida pesquise muito sobre ela, como viveu, datas e acontecimentos relevantes em sua vida, entre outros. Reúna todos os dados de forma estratégica e faça em ordem cronológica em uma pauta rascunho, em seguida vá iniciando o seu texto falando sobre a pessoa, apresentando ela, seu nome completo, data de nascimento, onde morou, etc., seguindo com as informações da ordem cronológica. Encerrando texto falando sobre como essa pessoa morreu e ainda continua sendo importante para um determinado grupo de pessoas e o porquê, ou ainda contando onde essa pessoa vive hoje e sua atual contribuição para a sociedade.