Ossos do Corpo Humano

Os ossos são órgãos esbranquiçados e duros, que unidos uns aos outros por intermédio de juntas e articulações, constituem o esqueleto.

Segundo a Ciência, o corpo humano adulto tem ao todo 206 ossos. Já o bebê recém-nascido possui em torno de 300 ossos. A diferença de ossos do bebê para o adulto é que durante o crescimento, o corpo da criança acaba fundindo uns ossos com os outros.

Tipos de ossos

Existem quatro tipos diferentes de ossos no corpo humano:

Nomes dos ossos do esqueleto humano

Ossos da cabeça

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Osso do pescoço

O pescoço é formado apenas por um osso, o hioide.

Ossos do ouvido

O ouvido é formado por 6 ossos: 2 bigorna, 2 estribo e 2 martelo. Uma curiosidade sobre o estribo é que ele é o menor osso do corpo humano, medindo em torno de 0,25 centímetros.

Ossos do tórax

O tórax é formado por 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

Ossos do abdômen

Já o abdômen é formado por 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.

Ossos dos membros superiores

Os membros superiores são formados por 64 ossos, sendo 2 clavículas e 2 omoplatas na cintura escapular e 2 úmeros, 2 ulna e 2 rádio nos braços.

Nas mãos são 54 ossos: Escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.

Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores são formados por um pouco menos de ossos do que os membros superiores. São 62 ossos, sendo 2 na cintura pélvica, 8 nas pernas (2 fêmur, 2 patelas, 2 tíbias, 2 fíbulas).

Nos pés são 52 ossos: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais.

Funções do esqueleto humano

O esqueleto humano não serve apenas para dar sustentação ao corpo. Ele apresenta uma série de funções no organismo como proteger os órgãos internos e os tecidos moles.

Veja: Sistema Esquelético

Ele também trabalha em conjunto com os músculos e gera movimentação ao corpo. Além disso, o esqueleto é um depósito de sais minerais como fósforo e cálcio.

Outra função do esqueleto é que ele tem relação com a produção das células do sangue, uma vez que a medula óssea é encontrada nos ossos.