Geografia

Mobilidade urbana

O conceito de mobilidade urbana é contemporâneo e tem sido muito discutido nos últimos anos, principalmente nas grandes metropóles do mundo. A mobilidade urbana está relacionada à movimentação das pessoas nas cidades, seja por transporte público, veículos particulares, bicicletas e a pé.

A mobilidade só existe, na prática, quando é possível oferecer transporte público de qualidade, vias em condições de serem trafegadas e acessibilidade. Os meios de transporte, quando são eficientes, garantem qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento econômico.

A mobilidade urbana é caracterizada pelas condições necessárias para o deslocamento das pessoas, e isso implica ter fácil acesso aos lugares, transporte inclusivo, e ambiental e economicamente viável. Esse conceito só será plenamente aplicado quando deixarmos de lado a cultura do automóvel e passarmos a dar prioridade para o transporte coletivo, como ônibus, metrôs, trens, entre outros…

A mobilidade urbana também é um conceito associado ao desenvolvimento sustentável, pois garante um maior controle da poluição nas cidades.

No Brasil, o Governo Federal tem lançado programas de Mobilidade Urbana para “fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano”. Na prática, isso significa desenvolver projetos que apoiam a qualificação e ampliação da infraestrutura de mobilidade urbana no país.

Algumas cidades brasileiras já têm projetos de melhoria, ampliação e implantação de sistemas de transporte público coletivo, como metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores de ônibus, veículos leves sobre trilhos e aeromóvel.

Hoje, transporte e tráfego são duas questões essenciais para garantir a qualidade de vida da população.  Desenvolver o conceito de mobilidade urbana requer reduzir os congestionamentos, acidentes e poluição nos grandes centros. Isso é, sem dúvida, um desafio comum a todas as grandes cidades do mundo e deve receber investimentos prioritários de todos os governos.