Fatos Gerais

Maquete

Uma maquete é uma ferramenta muito empregada na arquitetura e na engenharia. Trata-se de uma representação da realidade em escala reduzida. As maquetes são utilizadas principalmente para ilustrar como ficarão projetos da construção civil depois de prontos, como casas, escritórios, bairros planejados e apartamentos.

Toda maquete precisa ser uma representação realista. É possível criar maquetes com materiais específicos como argila, papelão, plástico e materiais recicláveis.

Também é possível criar maquetes virtuais no computador utilizando programas de desenhos, como o CAD. Esse tipo de maquete eletrônica é muito utilizada na apresentação de projetos.

As maquetes estão presentes em praticamente todos os projetos de planejamento urbano. No momento de criar uma maquete, o arquiteto deve prestar atenção aos mínimos detalhes que ele precisa retratar. A maquete deve ser uma réplica perfeita em tamanho reduzido.

Para fazer uma boa maquete é preciso que o profissional escolha os materiais adequados e tenha um objetivo claro em relação ao projeto que deseja apresentar. O primeiro passo é a definição da escala, e quanto maior a maquete mais detalhes devem ser representados nela.

Agora, quando a maquete é pequena, o arquiteto ou estudante deve colocar poucos detalhes para que o projeto não fique poluído. O bom senso deve guiar a produção.

Dê preferência às escalas usuais, que facilitam a montagem da maquete na proporção adequada. Para representar um bairro, por exemplo, utilize uma escala de 1:5000.

Outra dica importante é utilizar pouca cola, pois o produto pode sujar o projeto. Na hora da escolha dos materiais, dê preferência para papéis duplex ou triplex, papel Paraná, papel Hörle e materiais de qualidade que representem bem a realidade.