Geografia

Mapa da América

No ano de 1492, foi-se descoberto o continente americano, com o estabelecimento da primeira colônia permanente na Ilha de Hispaniola, feito por Cristóvão Colombo, que descobriu o caminho que daria no território americano.

Depois disso, diversas outras colônias foram se estabelecendo no continente, e iam se espalhando pelas Ilhas do Caribe e pela Flórida e o Peru. Pouco tempo depois, Portugal conseguiu chegar à região que hoje se encontra o Brasil, estabelecendo nela colônias, mesmo procedimento adotado pela Inglaterra perante a Honduras Britânicas e a Jamaica.

Já a ocupação holandesa se deu na Guiana e em Curaçau, enquanto os franceses se apossaram do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A União do Novo e do Velho Mundo foi o responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos.

Os recursos naturais explorados pelos americanos mudou radicalmente o quadro econômico da Europa.

O que é e onde fica a América?

Mapa da América, Países

A América é um continente localizado no hemisfério ocidental da Terra. Em medidas de extensão territorial, é o segundo maior continente. Ele é banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Oceano Pacífico e ao norte pelo Oceano Glacial Ártico.

Devido ao seu tamanho, é dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

Qual é a origem do nome?

Mapa Antigo da América

O nome do continente é uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, que navegou pela região da América Central no começo do século XVI. A primeira vez que o nome “América” foi citado foi em 1507, num livro chamado Cosmographie Introductio, escrito pelo cartógrafo alemão Matthias Ringmann.

Informações gerais sobre o continente americano

O continente americano possui as seguintes dimensões:

• Extensão territorial: 42.459.000 quilômetros quadrados;
  • População: 1,01 bilhão de habitantes;
  • Densidade geográfica: 23,55 habitantes por quilômetro quadrado;
  • Quantidade de países: 35;
  • Principais línguas: espanhol, inglês, português e francês;
  • PIB (nominal): US$ 25,1 trilhões;
  • PIB (per capita): US$ 25.000,00;
  • Fuso horário: UTC -10 a UTC -2;
  • Cidades mais populosas: São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Lima (Peru) e Nova York (Estados Unidos);
  • Ponto mais elevado: Pico do Monte Aconcágua, com 6.962 metros, que fica localizado na Argentina;
  • Gentílico: americano;
  • Principais unidades do relevo: Montanhas Rochosas (oeste da América do Norte), Cordilheira dos Andes (oeste da América do Sul) e Apalaches (leste dos Estados Unidos);
  • Principais rios: Rio Amazonas (América do Sul), Rio Mississipi (Estados Unidos), Rio Paraná (América do Sul) e Rio São Francisco (Brasil);
  • Vegetação: Florestas tropicais (norte da América do Sul), Cerrado (Região Central do Brasil), Caatinga (interior do Nordeste do Brasil), Estepes (centro-oeste da América do Sul e oeste dos Estados Unidos), Floresta de Coníferas (região norte do Canadá), Tundra (extremo norte do Canadá) e Pradarias (centro dos Estados Unidos e Canadá, Uruguai e sul da Argentina);
  • Países da América Central: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.
  • Países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México;
  • Países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.