Fatos Gerais

Johann Gutenberg (1400-1468)

Johannes Gutenberg foi o homem que impulsionou o desenvolvimento da imprensa no mundo graças a sua invenção mais conhecida: a prensa de Gutenberg.

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg nasceu por volta do ano de 1400, em Mainz, na Alemanha. Ele é considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, chamado de tipografia. O alemão foi o responsável pela impressão da primeira Bíblia do mundo.

Gutenberg nasceu numa família rica. Seu pai trabalhava na Casa da Moeda e, por isso, Gutenberg cresceu nesse ambiente.

Em 1428, Gutenberg partiu para Estrasburgo, onde iniciou as tentativas de imprimir com caracteres móveis. Anos depois, ele se mudou para Mogúncia, onde conheceu Johann Fust, o primeiro financiador de sua oficina de imprensa.

Depois de anos de dedicação, finalmente, em 1445, Gutenberg conseguiu imprimir a Bíblia em 1282 páginas escritas em latim. O sucesso do invento foi imediato, e 300 cópias da Bíblia foram impressas.

Em 1455, a sociedade com Fust foi desfeita e Gutenberg criou outra oficina. Nessa nova fase de sua vida profissional, ele imprimiu a gramática latina de Elio Donato, e o livro “Saltério”, que continha os 150 salmos da Bíblia.

Johannes Gutenberg se tornou um homem muito prestigiado na sociedade. Ele chegou a ser nomeado homem da corte pelo príncipe da Mogúncia, o conde Adolfo de Nassau.

Gutenberg marcou seu nome da história do mundo e das comunicações por ter inventado os tipos móveis de metal (chumbo e estanho). Gutenberg morreu em 3 de fevereiro de 1468, na sua cidade natal, Mainz, no Arcebispado de Mogúncia.