Doenças

Insolação

A insolação é o superaquecimento corporal, causado pela exposição prolongada e excessiva ao sol por períodos elevados, deixando o corpo muito quente, com temperatura maior do que 40°C, sendo um problema que acontece nas estações mais quentes do ano.

Outra forma de ocorrência da insolação é pela prática de exercícios físicos em ambiente quente, causando o aquecimento corporal. Para evitar a insolação é ideal vestir roupas adequadas para a temperatura do ambiente, ingerir bastante líquido e não exagerar no consumo de cafeína e álcool (estimulantes).

A insolação é mais comum em idosos e crianças, em pessoas obesas, diabéticos, com doenças crônicas e que fazem uso de algumas medicações, entre as quais estão:

• Antidepressivos;
  • Diuréticos;
  • Betabloqueadores;
  • Vasoconstritores.

Os sintomas da insolação são náusea, dor de cabeça, pulso, sensação de quentura corporal, pele quente, visão embaçada, irritabilidade, dificuldade para respirar, confusão mental, dificuldade momentânea para falar, palidez, pele avermelhada, desmaio ou convulsão.

Além da avaliação clínica, para diagnosticar a insolação o médico pode pedir exames para verificar os índices de potássio e sódio, testes de função muscular e exame de urina.

A insolação pode causar complicações, principalmente quando há desidratação do corpo. Se uma pessoa com insolação ficar com a temperatura corporal elevada por muito tempo, alguns órgãos vitais podem ser afetados severamente, entre eles o cérebro, o que causa confusão mental e descoordenação motora.

Em caso de insolação, algumas medidas devem ser tomadas rapidamente, com a finalidade de reduzir a temperatura corporal, como sair do sol ou do ambiente aquecido e procurar um ambiente mais fresco, com ventilação.

Também é recomendado retirar o excesso de roupa, ficar em repouso e tomar bastante líquido, principalmente água fria. Se for necessário, a pessoa com insolação pode tomar um banho com água fria, com a finalidade de resfriar o corpo. Se os sintomas de insolação na passarem com essas medidas, o paciente deve ser levado para o hospital.

Insolação, Exposição ao sol

A melhor forma de prevenção da insolação é com medidas que mantenham a temperatura corporal estável, como não ficar em contato com os raios solares por muito tempo e sempre beber bastante água e líquidos não alcoólicos em dias quentes. Também é ideal evitar tomar sol entre 11h e 16h, preferir sempre roupas mais leves e ter uma alimentação leve e balanceada. Em caso de dúvidas, procure um médico!