Fonética e Fonologia

Na Gramática da Língua Portuguesa, estudamos alguns aspectos importantes do idioma, como a Fonética e a Fonologia. Esses dois campos de estudo fazem parte da Gramática Descritiva, que diz respeito aos sons da fala e aos fonemas da língua. Saiba mais!

O que é Fonética?

A Fonética estuda as características acústicas e fisiológicas dos sons da língua portuguesa. Ela trata de sons efetivos que ocorrem no momento da fala, abordando os pontos que levam à produção e à articulação das palavras. Sendo assim, a fonética se dedica aos sons da fala, inclusive classificando consoantes e vogais.

O que é Fonologia?

A Fonologia estuda os fonemas, que são considerados os sons do idioma. Nesta área de estudo, os fonemas, que são as unidades acústicas das palavras, são analisados na comunicação, na formação das sílabas e na construção das palavras.

Vale lembrar que o fonema é considerado a menor unidade sonora presente na formação das palavras. Os fonemas podem ser classificados em vogais, semivogais e consoantes, dependendo do tipo de som formado pelo ar que sai dos pulmões humanos, com ou sem obstáculo.

Áreas da Linguística

A Fonética e a Fonologia são consideradas áreas complementares da linguística. Elas se dedicam, basicamente, ao estudo dos sons da fala humana. Confira os principais pontos analisados por cada área:

Fonética

Fonologia

Em resumo:

A fonética estuda os sons e suas articulações no aparelho fonador, descrevendo os sons dentro do contexto da linguagem. Além disso, analisa as singularidades acústicas. Já a fonologia estuda as mudanças fônicas intencionais e o próprio som da língua, chamado de fonema.

O estudo dessas duas áreas é extremamente importante para a compreensão da formação das palavras e da comunicação oral como um todo.

Veja também: