Carvão Mineral

Existem vários tipos de recursos naturais utilizados na geração de energia. Entre eles, está o carvão mineral, um combustível fóssil, que é formado pelos restos de plantas que se acumulam no Planeta.

São necessários milhões de anos para o carvão mineral se formar. Este recurso é muito usado na área industrial.

Como surge o carvão mineral?

O carvão mineral se forma com a decomposição de vegetais. Os restos de plantas se acumulam nos fundos lodosos da Terra e, milhões de anos depois, sob pressão e calor, as jazidas de carvão ficam formadas, na forma de rocha. A encarbonização, como é chamado o processo, precisa de requisitos geológicos e ecológicos para acontecer.

O carvão mineral tem em sua fórmula hidrogênio e carbono, sendo formado por hidrocarbonetos. Dependendo de quantas moléculas de carbono existem em sua fórmula, temos tipos diferentes de carvão.

O carvão mineral mais puro é aquele que tem mais carbono e, consequentemente, é uma fonte maior de energia. Confira outros tipos de carvão mineral:

Pontos negativos do carvão mineral

A extração do carvão acontece em minas de carvão mineral que, muitas vezes, são perigosas. Sua retirada também agride o meio ambiente, além de colocar os funcionários das minas em risco.

A combustão do carvão mineral emite gases poluentes, tais como chumbo e mercúrio, além de produzir resíduos tóxicos. A poluição térmica de caldeiras também é uma desvantagem do carvão mineral.

Veja também:

Efeito Estufa

Combustíveis