Geografia

Califórnia

A Califórnia é um dos mais conhecidos e admirados Estados do território dos Estados Unidos. Localizado na Costa Oeste dos Estados Unidos, a badalada West Coast, a Califórnia se destaca por sua extensão territorial, sendo considerado o terceiro maior Estado do país norte-americano.

Entre os 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, a Califórnia também é a região mais populosa. O Estado fica na área do Pacífico e recebe muitos turistas todos os anos.

População da Califórnia

A Califórnia tem uma população de aproximadamente 37.253.956 habitantes. Essa população é bastante diversificada. O Estado é considerado o mais amigável à população e aos direitos dos homossexuais e tem também um grande número de imigrantes, especialmente mexicanos.

Em extensão territorial, a Califórnia só perde para o Alasca e o Texas. O Estado tem 411.049 km2. A Califórnia também recebe destaque em outro aspecto. Este é o Estado americano com o maior número total de imigrantes.

Economia da Califórnia

A Califórnia é um grande centro industrial dos Estados Unidos. O Estado é líder na produção agropecuária. A capital da Califórnia é a cidade de Sacramento.

O PIB (Produto Interno Bruto) da Califórnia ultrapassa a marca de 1,55 trilhão de dólares. Uma importante região empreendedora do Estado é o conhecido Vale do Silício, onde estão localizadas as maiores empresas tecnológicas do mundo, como Google e Facebook.

Geografia da Califórnia

A Califórnia faz limite ao norte com o Oregon, a leste faz fronteira com Nevada e Arizona, ao sul faz limite com o estado mexicano de Baixa Califórnia e a oeste encontra-se com o oceano Pacífico. As maiores cidades da Califórnia são Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco.

A Califórnia recebe o apelido de Golden State (Estado Dourado), em referência à exploração do ouro que aconteceu na região em 1849.

Clima da Califórnia

O clima da Califórnia é temperado mediterrâneo. Durante o verão, as temperaturas são bem altas, chegando à casa dos 33ºC. Já no inverno faz bastante frio.

Território da Califórnia

O território da Califórnia tem pontos de relevância geográfica, como o Monte Whitney, que possui 4.418 metros de altitude; e o Vale da Morte, que está localizado 82 metros abaixo do nível do mar.

A Serra Nevada também é um ponto conhecido do território, considerada uma das formações mais importantes do relevo do Estado. Outras regiões de interesse geográfico são: o Vale Central, o Lago Tahoe (lago de formação glacial) e os parques Kings Canyon, Sequoia e Yosemite.

Foto: depositphotos/duha127