Substâncias Naturais

Substâncias Naturais

As substâncias naturais podem ser classificados em orgânicos e inorgânicas. As substâncias orgânicas são formadas a partir do arranjos do elemento químico carbono. O carbono é, por esse motivo, a base de todas as formas de vida que conhecemos.


Substâncias Naturais Orgânicas

Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos.

Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. A indústria farmacêutica também as emprega. Essas substâncias são açúcares.

Na agricultura, utilizam-se fertilizantes em cuja composição entra a uréia, uma substância de origem animal -- apesar de poder ser produzida em laboratórios.

Diariamente, consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgâncias de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias
• Gasolina: usada como combustível de automóveis.
• Gás butano: usado como combustível de fogão.
• Óleo diesel: empregado como combustível de motores
• Óleo lubrificante: usado na limpeza e conservação de máquinas e motores.
• Betume: utilizado na fabricação dos asfalto.

Leia também! Assuntos relevantes