Propagação de Calor

Propagação de Calor

Por

Na física, o conceito de propagação de calor está relacionado à troca de energia térmica entre diferentes corpos. Esse processo acontece quando temos dois corpos com temperaturas diferentes, o que leva à troca de calor até que ambos alcancem um equilíbrio térmico.

Existem basicamente 3 modos de propagação de calor: a condução, a convecção e a radiação. Um conceito importante nesse contexto é o fluxo de calor, que corresponde à potência térmica do meio onde o calor se propaga.

Confira as principais formas de propagação de calor:

1 – Condução – Esse processo de transmissão de calor acontece de partícula para partícula, principalmente em materiais sólidos como os metais, que são ótimos condutores de calor, com destaque para o alumínio.

2 – Convecção - Nesse processo, a transferência de calor acontece por meio do deslocamento de camadas de fluido, como líquidos e gases. A corrente de convecção ocorre enquanto existe diferença de temperatura entre as moléculas do fluido.


Assista à vídeo-aula sobre propagação de calor:


3 – Radiação - A radiação térmica acontece por meio de ondas eletromagnéticas e radiação luminosa. A diferença entre a radiação térmica e a luminosa está basicamente na frequência da radiação.

Leia também! Assuntos relevantes