Principais Deuses Indígenas

Principais Deuses Indígenas

Por

Os povos indígenas têm muitas crenças religiosas e superstições. Eles têm a natureza, a astrologia e os deuses como bases de sua religião.

Dentro da cultura indígena, o papel dos deuses é importante e essencial, pois determina as condições de vida da tribo. A maioria dos índios é fetichista, ou seja, acredita e temem, ao mesmo tempo, um deus considerado bom e um espírito maligno.

Tupã é o deus bom dos indígenas. Ele é o senhor do raio, do relâmpago e do trovão. Já Anhangá (Jurupari) é considerado o espírito maligno, tenebroso e vingativo.

Algumas tribos também adoram o Sol, na figura de Guaraci – mãe dos viventes; e a Lua, na figura de Jaci. Essas crenças prevalecem nas tribos que habitam a região do Parque do Xingu, no nordeste do Mato Grosso brasileiro.

Algumas tribos indígenas têm os animais como deuses, e outras adoram entidades representadas por figuras masculinas com poderes sobrenaturais. Para os índios, todos os homens são filhos diretos da entidade criadora.

Os índios vivem uma plena integração com a natureza, por isso consideram sagrados os elementos do meio ambiente, como os rios, as matas e os astros.

Os principais deuses indígenas são: Amanaci (deus da chuva), Iaci (da Lua), Araci (do dia) e Coaraci (do Sol). Entre as deusas femininas, Iara, deusa das águas, é a mais conhecida.

Leia também! Assuntos relevantes