Posição e Deslocamento (Cinemática)

Posição e Deslocamento (Cinemática)

O conceito de posição está associado ao lugar onde se encontra o corpo num dado instante de tempo.

O movimento do corpo fica completamente descrito indicando sua posição em todos os instantes de tempo.

O deslocamento do corpo é definido como a medida do segmento de reta (orientado) com origem na posição inicial e extremidade na posição final do movimento no intervalo de tempo considerado.


Exemplo (Imagem acima)
Um carro percorre uma estrada retilínea, indo até um certo ponto e retornando um tanto.

Para analisar o movimento do carro deve-se escolher, antes de tudo, um sistema de referência. Agora se pode dizer que o carro estava em x = 10 m no instante t = 0 (quando ele começou a ser observado), em x = 90 m em t = 5 s e em x = 50 m em t = 7 s.

Se o carro se deslocou da posição x = 10 m até a posição x = 90 m em 5 s e da posição x = 90 m até a posição x = 50 m nos dois segundos subseqüentes, então ele teve um deslocamento de 80 m, da esquerda para a direita, nos primeiros 5 s e um deslocamento de 40 m, também da esquerda para a direita, nos 7 s considerados.


Distância Percorrida
A distância percorrida em um certo intervalo de tempo é definida como a soma de todos os deslocamentos (em módulo) ocorridos neste intervalo de tempo.

Assim, no exemplo discutido acima, a distância percorrida pelo carro nos primeiros 5 s é de 80 m e a distância percorrida nos 7 s considerados é de 80 m + 40 m = 120 m.

Leia também! Assuntos relevantes