Período Dutra (1946-1951)


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Período Dutra (1946-1951)

Por Juliana Miranda

Era o ano de 1945 quando Getúlio Vargas foi afastado da presidência do Brasil. Com a queda do então presidente, José Linhares, do Supremo Tribunal Federal, assumiu temporariamente o governo do país, até a realização das eleições.

Depois disso, o general Eurico Gaspar Dutra, que era ministro da Guerra no governo Vargas, se apresentou como candidato a presidente pelo PSD - Partido Social Democrático.

Disputando com o brigadeiro Eduardo Gomes, Dutra foi eleito Presidente da República e assumiu o governo em janeiro de 1946.

Dutra governou o Brasil entre o fim da II Guerra Mundial e os primeiros anos da Guerra Fria, fortalecendo os laços do país com os Estados Unidos. Uma das primeiras medidas de seu governo foi colocar os comunistas na ilegalidade e cassar o mandato político dos parlamentares do PCB.

Com sua política liberal, Dutra pretendia governar sem oposição. Ele conseguiu aprovar grande parte de seus projetos para o Brasil. Dutra foi, por exemplo, quem proibiu os jogos de azar e os cassinos no país.

O presidente passou a ser criticado pela população por causa do congelamento dos salários e o aumento dos índices inflacionários no país durante seu governo.

O presidente ainda lançou o plano SALTE, que direcionava investimentos para quatro áreas fundamentais: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia. No entanto, o projeto não foi bem sucedido.

O mandato de Eurico Gaspar Dutra durou até 31 de janeiro de 1951. Depois de deixar a presidência do Brasil, Dutra não exerceu mais cargos políticos de destaque.

Eurico Gaspar Dutra morreu em 1974, aos 91 anos de idade.





Saiba mais

Buscas relacionadas a Período Dutra (1946-1951) em História.


[ Pesquisa escolar lida 3422 Vezes - Categoria: História ]


Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
FIES
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.