Países europeus que colonizaram a américa

Países europeus que colonizaram a américa

Por

O continente americano foi o mais colonizado e explorado pelos europeus. O processo de colonização da América foi consolidado pelas monarquias nacionais absolutas da Europa.

Essa colonização aconteceu no período das grandes navegações, tempo em que as metrópoles europeias buscavam formas de enriquecimento.

O período da conquista espanhola foi um dos marcos da colonização europeia na América. Esse processo começou em 1519, quando Hernan Cortez conquistou o império asteca do México.

Esse processo resultou na exploração das riquezas da região. A América espanhola foi dividida em vice-reino da Nova Espanha, formado pelo oeste dos atuais Estados Unidos, pelo México e por parte da América Central; o vice-reinado de Nova Granada, formado pela Colômbia, Equador e Venezuela; o vice-reinado do Peru, formado pelo Peru e parte da Bo­lívia; e o vice-reinado do Rio da Prata, formado pela Argentina, Uruguai e parte da Bolívia e do Paraguai.

No Brasil, a colonização foi portuguesa. A expedição, com 13 navios e 1.200 homens, comandada por Pedro Alvares Cabral, chegou ao país no dia 21 de abril de 1500. O Brasil foi uma colônia de exploração de Portugal durante muitos anos. Recursos naturais como o pau-brasil e o ouro foram os mais explorados.

Na América do Norte, a colonização foi feita pela Inglaterra. As colônias da Nova Inglaterra, como Massachusetts, Rhode Island, New Hampshire, Connecticut, New York, Pensylvania e New Jersey, foram utilizadas como colônias de povoamento e não de exploração. Nesse caso, as atividades desenvolvidas não tinham função mercantilista.

Os franceses também estiverem envolvidos nos processos de colonização na América. Eles criaram uma colônia de huguenotes (França Antártica) na Baía de Guanabara, tentaram colonizar a região do Maranhão, fundaram uma colônia em Quebec, no Canadá; e tomaram a região central dos Estados Unidos. Franceses, ingleses e holandeses também ocuparam parte das Guianas, na América.

Leia também! Assuntos relevantes