Os Sais Minerais


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Os Sais Minerais

Por Amara Maria Pedrosa Silva

OS SAIS MINERAIS:
-> Eles representam substâncias reguladoras do metabolismo celular.

-> São obtidos pela ingestão de água e junto com alimentos como frutos, cereais, leite, peixes, etc.

-> Os sais minerais têm participação nos mecanismos de osmose, estimulando, em função de suas concentrações, a entrada ou a saída de água na célula.

-> A concentração dos sais na célula determina o grau de densidade do material intracelular em relação ao meio extracelular. Em função dessa diferença ou igualdade de concentração é que a célula vai se mostrar hipotônica, isotônica ou hipertônica em relação ao seu ambiente externo, justificando as correntes osmóticas ou de difusão através da sua membrana plasmática.

Portanto, a água e os sais minerais são altamente importantes para a manutenção do equilíbrio hidrossalino, da pressão osmótica e da homeostase na célula.


Importância dos Sais Minerais:
-> Os sais podem atuar nos organismos na sua forma cristalina ou dissociados em íons.

-> Os sais de ferro são importantes para a formação da hemoglobina. A deficiência de ferro no organismo causa um dos tipos de anemia.

-> Os sais de iodo têm papel relevante na ativação da glândula tireóide, cujos hormônios possuem iodo na sua fórmula. A falta de sais de iodo na alimentação ocasiona o bócio.

-> Os fosfatos e carbonatos de cálcio participam na sua forma cristalina da composição da substância intercelular do tecido ósseo e do tecido conjuntivo da dentina. A carência desses sais na alimentação implica no desenvolvimento anormal de ossos e dentes, determinando o raquitismo. Como íons isolados, os fosfatos e carbonatos atuam no equilíbrio do pH celular.

-> Os íons de sódio e potássio têm ativa participação na transmissão dos impulsos nervosos através dos neurônios.

-> Os íons cálcio atuam na contração das fibras musculares e no mecanismo de coagulação sangüínea.

-> Os íons magnésio participam da formação da molécula de clorofila, essencial para a realização da fotossíntese.

-> Os íons fósforo fazem parte da molécula do ATP (composto que armazena energia) e integra as moléculas de ácidos nucléicos (DNA e RNA).

Os sais mais comuns na composição da matéria viva são os cloretos, os carbonatos, os fosfatos, os nitratos e os sulfatos (de sódio, de potássio, de cálcio, de magnésio e outros).



Fonte: http://www.aprendaki.webcindario.com/textos/citoquimica.htm
Autor: Amara Maria Pedrosa Silva
Licença: Creative Commons License




Leia também! Assuntos relevantes.

Idade do Ferro
A Idade do Ferro foi um período onde os humanos de todo o mundo começaram a aprender a extrair e derreter este metal para fabricar armas, ferramentas ...

Projeto Ferro Carajás
O Projeto Ferro Carajás é uma iniciativa da Mineradora Vale. Ele está em fase de implantação na região da Serra dos Carajás, no Pará, norte do Brasil....

Cortina de Ferro
Política de isolamento lançada pela União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, durante a chamada Guerra Fria e que envolveu uma censura rígida ...

Ferrovias
"As vias de comunicação representam a vida de uma nação, se elas são deficitárias, levarão consigo uma gama muito grande de problemas que acarretarão ...

Ferrovias do café
O desenvolvimento do Brasil esteve muito relacionado com a expansão das ferrovias pelo país. O fato aconteceu no momento em que o café se destacava co...

Ferro
O nome "ferro" deriva do latim "ferrum", enquanto o anglo-saxónico "iron" tem origem no escandinavo "iarn". Muitas histórias fabulosas se contaram...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados