Os Sais Minerais

Os Sais Minerais

Por

OS SAIS MINERAIS:
-> Eles representam substâncias reguladoras do metabolismo celular.

-> São obtidos pela ingestão de água e junto com alimentos como frutos, cereais, leite, peixes, etc.

-> Os sais minerais têm participação nos mecanismos de osmose, estimulando, em função de suas concentrações, a entrada ou a saída de água na célula.

-> A concentração dos sais na célula determina o grau de densidade do material intracelular em relação ao meio extracelular. Em função dessa diferença ou igualdade de concentração é que a célula vai se mostrar hipotônica, isotônica ou hipertônica em relação ao seu ambiente externo, justificando as correntes osmóticas ou de difusão através da sua membrana plasmática.

Portanto, a água e os sais minerais são altamente importantes para a manutenção do equilíbrio hidrossalino, da pressão osmótica e da homeostase na célula.


Importância dos Sais Minerais:
-> Os sais podem atuar nos organismos na sua forma cristalina ou dissociados em íons.

-> Os sais de ferro são importantes para a formação da hemoglobina. A deficiência de ferro no organismo causa um dos tipos de anemia.

-> Os sais de iodo têm papel relevante na ativação da glândula tireóide, cujos hormônios possuem iodo na sua fórmula. A falta de sais de iodo na alimentação ocasiona o bócio.

-> Os fosfatos e carbonatos de cálcio participam na sua forma cristalina da composição da substância intercelular do tecido ósseo e do tecido conjuntivo da dentina. A carência desses sais na alimentação implica no desenvolvimento anormal de ossos e dentes, determinando o raquitismo. Como íons isolados, os fosfatos e carbonatos atuam no equilíbrio do pH celular.

-> Os íons de sódio e potássio têm ativa participação na transmissão dos impulsos nervosos através dos neurônios.

-> Os íons cálcio atuam na contração das fibras musculares e no mecanismo de coagulação sangüínea.

-> Os íons magnésio participam da formação da molécula de clorofila, essencial para a realização da fotossíntese.

-> Os íons fósforo fazem parte da molécula do ATP (composto que armazena energia) e integra as moléculas de ácidos nucléicos (DNA e RNA).

Os sais mais comuns na composição da matéria viva são os cloretos, os carbonatos, os fosfatos, os nitratos e os sulfatos (de sódio, de potássio, de cálcio, de magnésio e outros).



Fonte: http://www.aprendaki.webcindario.com/textos/citoquimica.htm
Autor: Amara Maria Pedrosa Silva
Licença: Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes