O que os índios comem?

O que os índios comem?

Por

Os índios têm uma alimentação bastante natural, pois consomem os alimentos que eles próprios plantam e retiram da natureza. A alimentação indígena é saudável, já que está isenta da presença de agrotóxicos.

A base da alimentação indígena é reforçada pela mandioca, macaxeira ou aipim, pelo milho, por carne de caças e peixes, por raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, coco e folhas verdes. Dos produtos da natureza, os índios também procuram extrair óleos, bebidas e farinhas.

Entre as frutas, cajus, bananas, mangaba, ingá, araçá, jabuticaba, mamão, guabiraba e maracujá são as mais consumidas. A castanha do Pará e o mel de abelha também estão entre os alimentos fundamentais da dieta do índio brasileiro.

Para os temperos, os índios apostam no limão, na pimenta, em ervas silvestres e no palmito de pindoba. Já para as bebidas, os índios usam técnicas de fermentação do milho, da macaxeira, do caju, do jenipapo, da jabuticaba e da mangaba, para fabricar vinhos.

Na aldeia, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Os homens são responsáveis pela caça e pela pesca.

Leia também! Assuntos relevantes