Notações Léxicas

Notações Léxicas

Por

As notações léxicas são os sinais gráficos utilizados na escrita formal e culta. Eles representam os sons da fala, os chamados fonemas.

As notações são necessárias porque apenas as 26 letras do alfabeto não dão conta de representar todos os sons que os homens são capazes de emitir. Assim, esses sinais auxiliares existem para nos ajudar a indicar, na escrita, a pronúncia correta de uma palavra.

Conheça as principais notações léxicas da língua portuguesa:
Acento agudo (´) – indica a pronúncia aberta de uma vogal e a tonicidade da sílaba. Ex: fé, acarajé, água.

Acento circunflexo (^) – indica uma pronúncia mais fechada. Ex: você, tônica, avô.

Acento grave - Crase (`) – vem sobre a vogal ‘a’ para indicar a ocorrência de crase (junção do “a” do artigo com o “a” da preposição). Ex: vou à Bahia. (Nesse contexto, lembre-se dessa dica: Se volto dá, crase há. Se volto de, crase pra quê?). Nesse caso, volta da Bahia, assim “Vou à Bahia” tem crase.

Til (~) – Vem apenas sobre a vogal /a/ e sobre a vogal /o/. Indica a necessidade de ressonância nas fossas nasais no momento da pronúncia. Ex: pão, feijão, melões.

Cedilha (͵) – O C cedilhado vem antes de /a/ /o/ e /u/ e tem som de “s”. Ex: dança, louça, beiço, açucar.

Apóstrofo (') – indica a supressão de um fonema, normalmente a vogal. Ex: d'água, Santa Bárbara d'Oeste.

Hífen (-) – usado para ligar elementos. Depois da reforma ortográfica da Língua Portuguesa, muitas regras sobre a necessidade do hífen foram alteradas.

Leia também! Assuntos relevantes