Geografia

Mudanças na Estrutura da População Brasileira

Nos últimos 20 anos, a população brasileira passou por diversas mudanças de comportamento, perfil socioeconômico, de hábitos de vida e acesso a tecnologias, educação e informação. A população brasileira também começou a passar por um acentuado processo de envelhecimento. Estima-se que até o ano de 2025, o Brasil tenha uma possibilidade de enriquecimento de sua população geral, mas os jovens serão minoria nesse cenário.

O país também passou por mudanças demográficas, e hoje existem mais pessoas vivendo nas cidades do que no campo. O aumento da proporção de idosos no Brasil vai trazer uma série de desafios para o governo, como a necessidade de maiores investimentos em saúde e prevenção.

Acredita-se que o país tenha uma redução da população a partir de 2040, pois as famílias brasileiras já fazem um controle de natividade mais assertivo e o país não tem um processo imigratório acelerado. A média nacional de filhos por brasileira, em 2010, era de apenas 1,8. Na década de 1960, esse índice era de 6 filhos por mulher.

Com esses dados, vemos que a população brasileira segue rumo ao envelhecimento, com uma queda da fecundidade e aumento da longevidade dos idosos. No campo do combate à pobreza, o Brasil evoluiu, conseguindo elevar muitas pessoas que estavam na pobreza extrema a um nível mais digno de vida.

Outra mudança bastante evidente no padrão da população brasileira envolve especificamente a mulher, que hoje tem papel relevante no sustento das famílias. As transformações da sociedade brasileira fazem com que o governo tenha imensos desafios para promover o crescimento da economia e para garantir melhor renda, sustentabilidade da previdência e melhores serviços de saúde e educação.

Um ponto positivo que merece destaque é que a população brasileira da atualidade já apresenta maior escolaridade e acesso ao nível superior de ensino, que vem sendo democratizado para os mais pobres. De uma forma geral, as mudanças na população brasileira estão trazendo mais justiça, qualidade de vida e igualdade. Se ainda não vivemos a situação ideal, com certeza, estamos melhor do que estávamos há 20 anos.