Modo de se vestir do povo brasileiro

O brasileiro se veste de um modo muito particular. É claro que as tendências mundiais da moda também estão presentes no Brasil, mas as diversas regiões brasileiras sempre acabam incorporando alguns detalhes bem locais ao vestuário.

De uma maneira geral, o brasileiro gosta de se vestir com mais cores, principalmente na região nordeste do Brasil, onde o clima tropical é soberano. Já em São Paulo, as pessoas optam por roupas mais clássicas e sociais, principalmente para trabalhar.

Dependendo da região do país onde estamos, é possível ver trajes bem típicos, como as roupas de prenda e as galochas e bombachas do Rio Grande do Sul, e os acessórios e roupas com plumas da região norte.


A moda brasileira é uma contribuição direta da formação da sociedade desde o período colonial, quando diversos imigrantes vieram para o país. Assim, é possível afirmar que o modo de se vestir do povo brasileiro teve grande influência dos europeus, negros africanos e, claro, dos nativos indígenas.

Hoje, o modo de vestir apresenta diferenças regionais significativas, resultado direto da interação com culturas estrangeiras. Atualmente, os brasileiros continuam sofrendo influências da moda externa, principalmente dos Estados Unidos. Graças à intensa propaganda dos meios de comunicação, a famosa calça jeans, por exemplo, se tornou um grande sucesso no Brasil, e é usada por todas as pessoas, tanto homens quanto mulheres.

Leia também! Assuntos relevantes