Lipídios

Por

Os lipídios são estruturas estudadas na biologia. De uma forma geral, eles podem ser classificados como biomoléculas orgânicas de gorduras. Os lipídios são formados por hidrogênio, oxigênio, carbono, fósforo, entre outros elementos.

Uma característica interessante dos lipídios é que eles são insolúveis na água, mas solúveis em alguns tipos de solventes orgânicos, como o álcool, o éter e a benzina. Essa importante estrutura molecular desempenha funções orgânicas, como a reserva energética, a composição da membrana plasmática das células e o isolamento térmico.

Essas substâncias são óleos, ou seja, têm perfil insaturado. Os seres vivos têm a capacidade de sintetizar os lipídios.


Funções dos lipídios


Os lipídios apresentam algumas funções básicas em praticamente todos os organismos vivos. Confira:

1 – Fornecer energia – Os lipídios fornecem energia para as células;

2 – Membranas – Alguns lipídios específicos fazem parte da composição das membranas celulares;

3 – Isolamento Térmico – Em animais classificados como endodérmicos, os lipídios agem como isolantes térmicos;

4 – Reações Químicas – Os lipídios agem para facilitar algumas reações químicas que acontecem no organismo dos seres vivos. Por exemplo: os lipídios participam dos hormônios sexuais e das prostaglandinas.

Estes compostos orgânicos também podem conter nitrogênio e enxofre. Eles incluem diversos tipos de gorduras e vitaminas lipossolúveis, entre elas as vitaminas A, D, E, e K. Os lipídios podem ser moléculas lineares ou curvas.

Os lipídios mais conhecidos são as gorduras e os óleos. No organismo humano, eles são bastante comentados em relação aos índices de colesterol no sangue. Contudo, os lipídios também exercem funções vitais, como ações relevantes no metabolismo, que contribuem para a manutenção da vida e do equilíbrio do corpo.

Vale destacar ainda que os lipídios estão presentes nas ceras vegetais, ou seja, naquela cobertura que fica na superfície das folhas, agindo como um material impermeabilizante.

Leia também! Assuntos relevantes