Lesões Articulares

Lesões Articulares

Muito pouco se fala sobre os cuidados que precisam ser tomados ao realizar qualquer atividade física. Antes de iniciar um programa de exercícios, deve-se fazer uma avaliação postural para identificar possíveis desvios nas curvaturas normais da coluna e observar o alinhamento dos pés e dos joelhos.

As pessoas que apresentarem tais desvios terão maior probabilidade de sentir dor ou desconforto se o exercício escolhido trouxer um maior estresse sobre as respectivas articulações. Dessa forma, determinadas atividades ou exercícios são contra-indicados para essas pessoas. Confira outros fatores que também podem provocar lesões articulares:

* uso de calçados inapropriados para o esporte ou a atividade praticada;

* execução incorreta de determinados movimentos, o que coloca as articulações em um posicionamento inadequado;

* assimetria de força e flexibilidade (por exemplo, musculatura anterior muito mais forte ou flexível que a posterior); ausência de

* aquecimento na fase inicial da atividade; falta de flexibilidade; solo

* irregular (como buracos e desalinhamentos) ou rígido demais (asfalto, concreto), dificultando o amortecimento; transição brusca entre os movimentos.


Se você se exercita sozinho, procure prestar mais atenção nestes detalhes. Escolha muito bem o local do treino, o vestuário adequado e busque orientações sobre a execução correta dos exercícios. Estas medidas contribuirão para sua segurança e para a longevidade do seu treinamento.


Fonte:
http://www.py2gea.com.br/saude%20e%20cia/lesoes_articulares.html

Leia também! Assuntos relevantes