Lentes Esféricas

Lentes Esféricas

Por

Na óptica, campo de estudo da Física, estuda-se o conceito de lentes esféricas. Uma lente esférica pode ser definida como um sistema óptico formado por três meios homogêneos e transparentes. Neste sistema, temos a associação de dois dioptros planos, sendo um esférico e o outro esférico ou plano.

A lente esférica está presente na rotina do homem, principalmente em equipamentos e objetos comuns, como os óculos, as câmeras fotográficas, os projetores, a lupa, a luneta, entre outros. As lentes esféricas alteram os raios de luz que atingem sua superfície. Durante essa trajetória, os raios que incidem sobre a superfície da lente esférica são alterados pela refração.

A lente esférica pode ser reconhecida por meio de sua espessura. As lentes esféricas de bordas delgadas apresentam bordas finas; e as lentes esféricas de bordas espessas apresentam bordas grossas.

Outra informação importante é que as lentes esféricas podem ser convergentes, quando concentram todos os raios paralelos num único ponto do espaço; ou divergentes, quando fazem com que os raios luminosos paralelos se espalhem.

Leia também! Assuntos relevantes