Informática no Ambiente Escolar

Informática no Ambiente Escolar

Por

As novas tecnologias são uma realidade na vida de grande parte da população mundial. Computadores, dispositivos móveis, internet e aplicativos são ferramentas que podem e devem ser empregadas no ambiente escolar. A inserção desse tipo de dispositivo ajuda a tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes para os estudantes. Além disso, elas contribuem para formar jovens mais autônomos, curiosos, criativos e participativos.

No que diz respeito apenas à informática, o domínio dos computadores e todos os seus programas e funcionalidades também ajuda a formar profissionais mais preparados para lidar com o novo mercado de trabalho, cada vez mais digital e remoto.

No cenário educacional, a informática pode ser empregada como instrumento de aprendizagem, fomentando o interesse dos alunos pelo universo informatizado e por todas as novidades tecnológicas que farão parte de suas vidas profissionais.

A grande tendência dentro deste segmento é a utilização de softwares educativos, que ajudam o professor dentro da sala de aula, pois prendem a atenção dos alunos com mais efetividade. Essa nova realidade da pedagogia deve fazer parte da vida de todos os professores, que precisam estar abertos para fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

É preciso compreender que o computador é mais do que um simples equipamento. Ele abre um mundo de possibilidades de aquisição de novos conhecimentos para os alunos. As inovações tecnológicas podem ajudar a melhorar a qualidade da educação e precisam ser empregadas para aumentar as ferramentas didáticas dos educadores.

Ao aplicar a informática no ambiente escolar, o professor cria um método de ensino que estimula a postura crítica, a observação e a reflexão de cada um de seus alunos. Para tanto, a ferramenta tecnológica deve ser usada dentro de um plano educacional que ajude a construir o conhecimento, sempre com a preciosa mediação do professor.

Com o apoio da informática, o educador pode ampliar e aprofundar os conteúdos, além de familiarizar os alunos com os principais programas de informática e sistemas operacionais amplamente utilizados pela população mundial.

Para que os resultados do uso da informática na educação sejam promissores, o professor precisa enxergar a tecnologia como aliada, e não como a vilã do processo educacional.

Leia também! Assuntos relevantes