Biografias

Gustave-Gaspard Coriolis

Gustave Gaspard de Coriolis foi um físico e engenheiro mecânico que nasceu no dia 21 de maio de 1792, em Paris, na França. Coriolis era de uma família aristocrática e recebeu uma educação muito intelectual. Em 1808, ele entrou para a Ècole Polytechnique e, em seguida, foi transferido para a Ècole des Ponts et Chaussées. Ele dedicou sua vida ao estudo da mecânica aplicada à engenharia.

Gustave Coriolis foi docente. Ele começou a dar aulas em 1816, como professor assistente de Análise e Mecânica. Também atuou como professor de mecânica na École Centrale des Arts et Manufactures entre 1829 e 1836.

A partir de 1836, foi nomeado diretor de estudos na École Polytechnique e começou a desenvolver estudos relevantes sobre a força centrífuga. Coriolis foi um físico notável e incansável. Ele foi muito importante para a sistematização do ensino da mecânica no mundo.

Os principais estudos de Coriolis foram sobre as definições dos conceitos de “trabalho” e “energia cinética”. Esses estudos foram publicados em 1929, no artigo “Du calcul de l’effet des machines”.

Coriolis também contribuiu para a descoberta do efeito de Coriolis, um princípio matemático para descrever o movimento dos objetos em relação a um referencial não inercial que se encontra em rotação uniforme. A lei da força inercial de Coriolis equivale a uma lei da cinética que afirma que toda partícula em movimento no hemisfério norte é desviada para a sua direita.

Gustave Gaspard de Coriolis faleceu em 19 de Setembro de 1843, em Paris, na França. Seus restos mortais estão sepultados no Cemitério do Montparnasse.