Grupos étnicos do Brasil

Grupos étnicos do Brasil

Por

O Brasil é um país culturalmente rico graças a grande concentração de diferentes grupos étnicos em território nacional. A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

A colonização portuguesa e a chegada de imigrantes contribuíram para a diversidade das etnias no Brasil. Os negros africanos também foram muito importantes para a constituição da população brasileira.

No processo de imigração, que aconteceu a partir de 1850, o Brasil recebeu muitos alemães, italianos, holandeses e espanhóis. Depois vieram os japoneses, os chineses e os árabes.

A miscigenação brasileira é muito grande. As misturas dos grupos étnicos deram origem aos mestiços. Nesse contexto, temos os seguintes grupos:

Mulatos - descendentes de brancos e negros;

Caboclos – descendentes de brancos e índios;

Cafuzos – descendentes de negros e índios;

Além disso, o Brasil também tem muitos descendentes de povos asiáticos. Podemos dizer ainda que a formação populacional brasileira vem de cinco fontes migratórias: os nativos (ameríndios), os portugueses, os negros africanos, os imigrantes europeus e os imigrantes da Ásia e do Oriente Médio.

Hoje, população brasileira tem uma composição étnica muito rica e diversificada, com brancos, negros, índios, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos.

Leia também! Assuntos relevantes