Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia

31/12/2010 - Josilene Queiroz Santos

VISÕES DA PAISAGEM E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como ao ambiente devido às grandes catástrofes que tem assolado o mundo nas ultimas décadas.

No Brasil a educação ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restrigindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedade sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de conciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.

Almejar um meio ambiente sustentável, uma sociedade sustentável, uma economia sustentável, pode-se dizer que:
- Meio ambiente sustentável é aquele onde os recursos da Terra realmente sustentam a vida e a saúde, dando suporte ao progresso , e sendo capaz de se renovar.

- Sociedade sustentável, aquela em que seus membros vivam em harmonia entre si e com a natureza em geral.

- Economia sustentável é aquela em que as decisões de desenvolvimento políticas e práticas não destruam os recursos do planeta Terra e sejam implementadas com respeito às várias culturas do mundo.

O que precisa acontecer, para a sustentabilidade realmente ocorrer é por meio de uma mudança geral de comportamento e estilos de vida, em especial em padrões de consumo e produção. Pretende-se levar os alunos e às pessoas em geral, a compreender a complexidade do ambiente resultante das interações nos seus aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais.

É necessário que os currículos escolares busquem desenvolver práticas pedagógicas ambientalizadas. Assuntos como ética, estética, respeito e cidadania planetária devem estar presentes diariamente na rotina da sala de aula. Como percectiva educativa, a Educação Ambiental deve estar presente no currículo de todas as disciplina, uma vez que permite a anállise de temas que enfocam as relações entre a humanidade, o meio natural e as relações sociais, sem deixar de lado suas especialidades. Podendo ser trabalhado nas escolas de maneira interdisciplinar, conforme o plano nacional de Educação Ambiental.

A maneira como o currículo é oferecido na maioria das escolas não permite um arranjo flexível para que o professor possa incluir a dimensão ambiental em suas aulas. A escola ao propor o desenvolvimento do currículoescolar voltado para a questão ambiental, deve proporcionar a participação de todos no processo. Os conteúdos precisam ser revistos para que tenha sua importância dentro da Educação Ambiental.

A importância do cotidiano no ensino de geografia deve ser oportunizar situações para os conhecimentos básicos, de maneira simples, criar um relacionamento de cumplicidade através dos sentimentos, promover a reflexão sobre as ações, preservar o interesse e aproveitar as oportunidades criadas durante os trabalhos realizados em sala e fora dela. Na vida dos alunos há um espaço no cotidiano demarcado por lugares fixos: casas-escolas, interligadas por itinerários. É nesse espaço onde acontecem as interações que os alunos veêm como importantes, e é daí que se baseiam para a compreensão do mundo. Nela as experiências educacionais torna-se4 concretas porque estão inseridas na vida de cada um, escola-bairro e assim por diante.

A aprendizagem da geiografia nesta idade escolar tem uma dinâmica própria com muito interesse por parte dos alunos, que sentem prazer pela descoberta, tem muita curiosidade, principalmente assuntos relacionados a natureza.

A prática pedagógica da geografia permite trabalhar com os recursos naturais, sua ligação com a sociedade, numa dinâmica que a Educação Ambiental possa abraçar, outras disciplinas considerando não apenas os espaços naturais como referências para as atividades. Entender o ambiente como um todo, com um olhar para uma estrutura articulada e integrada, trabalhar a questão da consciência e sensibilização, aprofundar o conhecimento, enfatizar o trabalho com as atitudes e habilidades, bem como, chamar todos a participação.


Texto enviado às 10:39 - 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos

Licença: Creative Commons License





Saiba mais

Buscas relacionadas a Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia em Pedagogia.

[ Pesquisa escolar lida 12908 Vezes - Categoria: Pedagogia ]


Leia também! Assuntos relevantes.

A Questão da Educação em Geral - Educação Ambiental
PERCEPÇÕES AMBIENTAIS Caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional Por Josef David Yaari Introdução: (Em busca de uma visão antropol...
Lido: 13325 Vezes

Educação Ambiental
Por Rodnei Vecchia. Educação Ambiental: do berço à maturidade Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos...
Lido: 5621 Vezes

Estão lendo agora:

Tipos de Poluição
Poluição O homem tem transformado profundamente a natureza,...
Lido às 27:19:53 - 18/04/2014
Funções Oxigenadas
A mistura de átomos de carbono e átomos de oxigênio dá orige...
Lido às 27:19:53 - 18/04/2014
Danças Típicas do Acre
A região norte do Brasil tem uma grande influência indígena....
Lido às 27:19:53 - 18/04/2014
Polaridade e Solubilidade das Moléculas
Objetivo: Quantificar o teor (% v/V) do álcool na gasolina ...
Lido às 27:19:51 - 18/04/2014
Testículos ou Gônodas Masculino
GÔNODAS MASCULINO (TESTÍCULOS) O testículo é composto por a...
Lido às 27:19:50 - 18/04/2014
Leonardo Fibonacci
Leonardo Fibonacci ( filho de Bonacci) ou Leonardo Pisano, f...
Lido às 27:19:45 - 18/04/2014

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.