Êxodo

Por

A palavra êxodo significa emigração saída foi utilizada pela primeira vez para dar nome ao 2º livro da Bíblia, escrito por Moises, que descreve a saída do povo hebreu do Egito. O termo hoje se aplica a todos os movimentos populacionais e se apresentam em três categorias:

Êxodo Conjuntural
Acontece quando o movimento populacional é determinado por um conjunto temporário de fatores. É assim que falamos no êxodo de populações flageladas, atingidas, por exemplo, por secas ou por enchentes, ou ainda catástrofes, que as obrigam a procurar refugio em regiões seguras.
Êxodo Estrutural
Nesse caso o movimento é determinado por fatores permanentes que estão ligados a própria estrutura econômica social nas regiões e/ou nas regiões de destino um dos exemplos clássicos desses movimentos é que nos interessa muito...
Êxodo Rural
O Êxodo Rural acontece quando as populações abandonam o campo e se dirigem para as cidades onde, em razão das características da mão-de-obra, (setor primário), possuem trabalho nos setores secundários (indústria) e terciário (serviços formais) da economia.

Leia também! Assuntos relevantes