Europa

Europa
É o segundo menor continente do mundo, com uma área de 10.141.912,89 km², incluindo as partes européias da Federação Russa e da Turquia. É banhado ao norte pelo Oceano Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar Mediterrâneo. A fronteira convencional da Europa com a Ásia – os dois continentes pertencem a uma mesma porção de terras denominada Eurásia – compreende os Montes Urais, o Rio Ural, o Mar Cáspio, a cadeia de montanhas do Cáucaso e o Mar Negro. Sua população , que totaliza 745,4 milhões de habitantes, apresenta a menor taxa média de crescimento do mundo entre os anos de 1995 e 2000, segundo a ONU: 0,1%.

RECORDES DO CONTINENTE
Altitude média: 340 m

Ponto mais elevado: Elbro 5.642 m (Federação Russa)

Maior depressão: Mar Cáspio – 28 m

Maior ilha: Grã-Bretanha – 228.273 km²

Maior mar: Mar do Norte – 574.536 km²

Maior golfo: Golfo de Bothnia – 117.000 km²

Maior lago: Ladoga – 17.100 km² (Federação Russa)

Maior rio: Rio Volga 3.531 km² (Federação Russa)

Maior bacia hidrográfica: Bacia do Volga – 1.360.000 km²

Capital mais elevada: Andorra la Vella – 1.070 m (Andorra)


Origem do nome – Era usado nos séculos IX a.C. e VIII a.C. para designar a parte continental oeste da Grécia. Na mitologia grega, é irmã de Ásia e uma das filhas dos deuses Oceano e Tétis. Para alguns pesquisadores, o nome Europa deriva da palavra ereb, que pertence às línguas semíticas e significa região onde o Sol se põe.

Países – 48: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaidjão, Belarus, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia , Eslovênia, Espanha, Estônia, parte européia da Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Iugoslávia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, San Marino, Suécia, Suíça, parte européia da Turquia, Ucrânia e Vaticano.

Características físicas – O território europeu apresenta diferentes tipos de clima (polar, continental, oceânico, mediterrâneo e montanhoso). O litoral é bastante recortado, com cinco grandes penínsulas: Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e a da Jutlândia. O continente abrange várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, a Córsega, a Sardenha, a Sicília, Creta, Malta e Chipre. Possui 44% de terras aráveis e cobertura florestal em 30% do território. No sul, predominam as cadeias de montanhas, como os Alpes (sudeste da França); Apeninos (centro da Itália); Pirineus (fronteira da França com a Espanha); cadeias Dináricas (Iugoslávia); os Bálcãs (a leste da península de mesmo nome) e os Cárpatos (fronteira entre a República Tcheca, a Eslováquia e a Polônia).

Economia – A Europa é o primeiro continente do mundo a modernizar sua economia. No século XVIII a Inglaterra lidera a Revolução Industrial, que, posteriormente, espalha-se para o resto do continente. A industrialização, no entanto, acontece de forma diferente nos países do oeste e do leste europeu. Enquanto no Ocidente o setor industrial é muito desenvolvido, com exceção de alguns países mediterrâneos, nos países ex-comunistas é um setor obsoleto, restrito basicamente às indústrias de base, alimentícias e têxteis. Recentemente a economia de mercado começou a ser introduzida nessas nações, e o parque industrial vem sendo modernizado.

A agropecuária emprega uma porcentagem pequena da força de trabalho européia (no Reino Unido, somente 1%), especialmente na porção oeste, devido ao alto grau de mecanização das fazendas. Há exceções, como a Albânia, onde quase metade da população trabalha no campo. Entre os principais produtos do continente estão o leite, a carne bovina e suína, o centeio, a batata, a aveia e o trigo. No leste europeu, as unidades de produção coletivistas, implantadas durante o comunismo, estão sendo substituídas pelo modelo capitalista. A extração mineral concentra-se no carvão e no minério de ferro (Federação Russa, Alemanha e Ucrânia estão entre os principais fornecedores). O continente importa a maior parte do petróleo consumido.

Principais divisões geopolíticas – Europa Oriental: Albânia, Armênia, Azerbaidjão, Belarus, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Turquia e Ucrânia. Europa Ocidental: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.