Estudo Anatômico: Planta Ornamental e Medicinal Dois-Irmãos

Estudo Anatômico: Planta Ornamental e Medicinal Dois-Irmãos

Por

ESTUDO ANATÔMICO DO VASO CONDUTOR DE SEIVA MINERAL (XILEMA) NO CAULE DA PLANTA ORNAMENTAL E MEDICINAL DOIS-IRMÃOS (Pedilanthus tithymaloides (L.) Poit)

Introdução:
Pedilanthus tithymaloides (L.) Poit. (dois-irmãos), Angiospermae, família Euphorbiaceae, arbusto leitoso, aspecto suculento, nativo da Amazônia, de 1,0 a 2,0m de altura, com vários ramos carnosos e poucas folhas, flores pequenas. Utilizada como cercas-vivas a pleno sol ou meia-sombra. É resistente a terras pobres, porém sensível a geadas. Seu látex azedo picante provoca vômito. É indicada para tratamento de sífilis, úlceras, verrugas e amenorréia. O xilema é o principal tecido condutor de seiva mineral, exercendo também função mecânica e de sustentação da planta. Não existe nenhum estudo anatômico de dois-irmãos.


Objetivo:
São poucos os estudos anatômicos em vegetais; propomos então um estudo da parede do xilema no caule de dois-irmãos, propiciando melhor conhecimento da planta e contribuir positivamente no ensino da anatomia vegetal.


Metodologia:
Foram coletadas, aleatoriamente, amostras da planta (folhas e caules) as quais foram submetidas a vários cortes anatômicos em laboratório de microscopia. Várias lâminas a fresco foram preparadas e coloridas com lugol; no microscópio foram feitas observação e identificação do vaso condutor de seiva mineral (xilema).


Resultados e Conclusão:
Nos cortes anatômicos de dois-irmãos, foi identificada na parede do xilema a presença de reforços de lignina espiralado, anelado e escalariforme. Espera-se com isso contribuir positivamente para o ensino da anatomia vegetal.


Referências Bibliográficas:
LORENZI, H.; SOUZA, H.M..Plantas Ornamentais no Brasil. Nova Odessa – SP. 3ª Ed., 2001. 1087p.
VANNUCCI, A.L.; REZENDE, M.H. Anatomia Vegetal. Goiânia-Go, 2003. 192p.


Texto enviado às 11:38 - 13/11/2008
Autor: Elismar José Caxêta

Leia também! Assuntos relevantes