Estados Unidos

Por

A geografia dos Estados Unidos da América é bastante diversificada graças à extensão territorial do país. Os Estados Unidos ocupam grande parte da América do Norte, e o país é considerado o quarto maior do mundo.

Os limites territoriais dos Estados Unidos se encontram ao norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e o México, e a oeste com o oceano Pacífico.

Geograficamente falando, o país possui em sua costa leste e noroeste, grandes florestas temperadas como os pantanais da Flórida. Já na região central existem as grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri.

A oeste estão as Montanhas Rochosas, desertos e zonas costeiras. E a noroeste da costa do Pacífico se localizam as florestas úmidas temperadas.

Além disso, os Estados Unidos apresentam as regiões árcticas do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí.

Os Estados Unidos estão divididos em três seções: o Alasca, conectado em terra apenas com o Canadá; o Havaí, arquipelago localizado no meio do Oceano Pacífico, e os Estados Unidos Continental.

A parte continental do país tem 48 Estados.

Os Estados Unidos ocupam a parte central do subcontinente norte americano. Pode-se dizer que existem cinco grandes unidades geomorfológicas nos Estados Unidos, são elas: a planície litoral atlântica, a cadeia dos Apalaches, a planície central, as Montanhas Rochosas e terras altas do oeste e a cordilheira da costa.

Ainda devido as suas dimensões, os Estados Unidos apresentam uma grande variação de climas, que vão desde o clima polar do Alaska ao clima continental úmido da região a este do rio Mississipi.

Além disso, também são constatados os climas seco, marítimo, mediterrâneo, sub-tropical úmido, subtropical seco e o clima tropical seco.

A vegetação também é diversificada passando pela tundra, o bosque boreal, o bosque de coníferas, bosque sub-tropical úmido, o deserto e os mangues.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes