Energia Potencial Elástica

Energia Potencial Elástica

Pegue um elástico do tipo usado para prender dinheiro, estique-o e fique segurando. Para mantê-lo esticado, você tem de aplicar uma força sobre ele. Mas o elástico também aplica uma força sobre você. A força com que ele puxa sua mão é chamada força elástica.

Os corpos que aplicam forças elásticas são chamados corpos elásticos. São aqueles que se deformam, quando sob a ação de uma força, e que voltam à forma original, quando essa força é retirada. Por exemplo, quando você solta o elástico, ele volta ao tamanho original. Molas helicoidais também são corpos elásticos.

Os estilingues usados pelas crianças para lançar pedras têm uma tira de borracha, que é um corpo elástico. Para usar um estilingue, você põe uma pedra junto à borracha e depois solta. Ao retornar ao seu tamanho original, a borracha aplica uma força sobre a pedra e esta adquire energia cinética. A energia cinética que a pedra adquire estava armazenada na borracha, em forma de energia potencial elástica.

Quando um corpo é elevado, o trabalho da força-peso transforma em energia potencial gravitacional a energia muscular da pessoa que o elevou. Da mesma forma, o trabalho da força elástica transforma em energia potencial elástica a energia muscular, usada para esticar a borracha.


Fonte:
http://br.geocities.com/saladefisica/conceitos/elastica.htm

Leia também! Assuntos relevantes