Em que ano surgiu a dança?

Em que ano surgiu a dança?

Por

A dança é uma das manifestações artísticas mais bonitas e também uma das mais antigas do mundo. Acredita-se que a dança tenha surgido no Período Paleolítico, cerca de 10.000 a.C.

A dança seria usada em rituais pré-históricos, como uma forma de expressão e de aproximação com os Deuses. Com o passar dos anos, o homem foi incorporando a dança cada vez mais, até que em 1982, foi instituído o 29 de Abril como o “dia internacional da dança” da UNESCO. A data é uma homenagem ao criador de balé moderno, Jean-Georges Noverre.

O surgimento das danças em grupo se deu por meio de rituais religiosos. Os primeiros registros dessas manifestações aconteceram no Egito, dois mil anos antes de Cristo.

Na Grécia, as danças surgiram nas comemorações dos jogos olímpicos. Em Roma, as danças eram sensuais e prestavam homenagem ao deus Baco (deus do vinho).

Durante o período renascentista, as danças passaram a ter caráter teatral, dando origem ao sapateado e ao balé. No século XVI surgiram os primeiros registros das danças mais contemporâneas e, finalmente, no século XIX nasceram as danças modernas em pares, como a valsa, a polca e o tango.

O século XX foi o período do rock'n roll. Em muitos países que passaram por processos de colonização, as danças tiveram influência das culturas dos negros, dos índios e dos europeus.

Leia também! Assuntos relevantes