Educação de Jovens e Adultos - EJA

Educação de Jovens e Adultos - EJA

Por

A EJA - Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não conseguiram completar os estudos. Essa é uma nova chance para que as pessoas possam concluir as etapas da educação básica no Brasil.

Geralmente, as pessoas que procuram a EJA são aquelas que não tiveram acesso ou não puderam concluir os Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Essa modalidade de ensino está disponível em todos os estados brasileiros, e aparece como uma oportunidade eficaz de redução dos índices de analfabetismo e baixa escolaridade no Brasil.

Os princípios que norteiam a Educação de Jovens e Adultos apontam a educação como direito fundamental do ser humano - direito este que é amparado pela constituição nacional.

A idade mínima para cursar a EJA é de 15 anos para o ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio. Atualmente, existem turmas de Educação de Jovens e Adultos nas modalidades presencial e à distância.

Existe ainda dois exames oficiais que avaliam a EJA e conferem a certificação para esse tipo de ensino. São eles, o ENCCEJA, do Ensino Fundamental, e o ENEM, do Ensino Médio.

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos é desenvolvido pelo Inep - o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Apenas em 2013, cerca de 105 mil candidatos participaram da prova.

O ENCCEJA é fundamental para a emissão dos Certificados de Conclusão de Ensino da EJA. O resultado da prova pode ser conferido pelos candidatos no site oficial do INEP, o http://sistemasencceja2.inep.gov.br/enccejaResultado/.

Leia também! Assuntos relevantes