Dia dos Pais

Por

Dia dos pais: 4 mil anos de comemoração!
O primeiro registro de homenagem a um pai vem de muitos anos atrás. Há cerca de 4 mil anos, um jovem da antiga Babilônia chamado Elmesu fez com argila um cartão que desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

Hoje em dia, a data oficial para comemorar o Dia dos Pais é diferente nos países do mundo. No Brasil a homenagem é feita no segundo domingo de agosto. Sylvio Bhering, publicitário, teria criado a data comemorativa em meados dos anos de 1950. O primeiro Dia dos Pais brasileiro teria sido festejado em 23 de fevereiro de 1953, dia de São Joaquim, que na tradição católica é o santo patriarca da família.

Os Estados Unidos, por exemplo, saíram na frente e comemoram o dia do patriarca familiar desde 1909. A miss Sonora Luise teria instituído a data motivada pela admiração e carinho que sentia por seu pai, o mister William Jackson Smart. Oficialmente, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais no país em 1972.

Em diversos países da América do Sul a data é comemorada no terceiro domingo de junho, como na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

A data fomenta o comércio em todos esses países. No Brasil, milhares de reais são injetados na economia com os presentes comprados aos pais. Mais importante que comprar o presente, é valorizar o seu pai durante todos os dias do ano, principalmente se ele for um pai que lhe dá amor e carinho.


Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes