Articulação dos Eixos Temáticos

Articulação dos Eixos Temáticos

Por

1. Fase: Contar História
- História do Chapeuzinho Vermelho

- Plano de Aula

. Objetivos: Narrar a história do Chapeuzinho Vermelho de uma forma que as crianças possam participar; explorar a linguagem oral e a expressão corporal.

. Anos: de 1 a 2 anos

. Material necessário: a Professora deverá contar a história de uma maneira simples e curta para prender a atenção das crianças. Para enriquecer a história, confeccionar os dedoches, vai ser necessário cartolina e giz de cera ou canetinha para pintar; confeccionar a chapeuzinho vermelho, o lobo e a vovozinha.

. Avaliação: Atingir o interesse das crianças e a participação de todos. Frisar a importância de obedecer os responsáveis. Permitir que eles possam recriar a história mediante dos dedoches que eles pintaram.




Fase 2: Oficina de exploração de sucata
- Bastonetes coloridos

- Plano de Aula

- Objetivos: Oferecer as crianças a oportunidade de transformar a sucata em brinquedo; Deixa-los criar; explorar o brinquedo confeccionado pelas crianças; arrasta-lo de um lado para outro; identificar a cor; fazer circuitos e pedir para as crianças passarem por ele, utilizando diversas formas de locomoção: caminhando, saltando, engatinhando, etc.

-Anos: 1 a 2 anos

- Material necessário: 4 garrafas PET (retirar o fundo); papel crepon colorido; fitas adesiva colorida.

Como fazer: primeiro uma as extremidades das garrafas com fita adesiva colorida, sendo que duas garrafas fica o gargalo para ambos os lados sem fundo e duas no meio também sem fundo e sem gargalo.

- Avaliação: observar se as crianças compreendem quando é solicitado, andar dentro do circuito, engatinhar, pular etc.; deixar explorar e brincar do jeito que quiser.



Fase 3 : Brincadeiras Pedagógicas
- Blocos de encaixe, quebra-cabeça (emborrachado), massinha de modelar .

- Plano de aula

- Objetivos: Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedo; desenvolver a brincadeira; promover a interação entre os colegas; promover auto conhecimento ao colocar a criança em contato com suas habilidades e dificuldades; aguçar os sentidos; despertar a imaginação e a criatividade.

- Anos: 1 a 2 anos

- Material Necessário: Quebra-cabeça ( emborrachado), blocos de encaixe, massinha de modelar e etc.

- Desenvolvimento: colocar os brinquedos em cantinhos, onde as crianças possam brincar com mais organização. É preciso está atento nas construções de cada criança e dar a devida importância.

- Avaliação: Por Meio dessas brincadeiras, as crianças conseguem socializar, reproduzir e recriar as normas e os costumes que observam no meio em que vivem.


-RELATÓRIOS:
Quanto a história foi interessante a participação das crianças, por ser uma história já conhecida deles, houve bastante entusiasmo e atenção ao ouvir a história. Reconheceram os personagens e também ocorreu interrupção por parte de algumas crianças, como por exemplo “ na hora que o lobo mau, chega na casa da vovozinha”, eles bateram na porta. E solicitaram para que contassem a história várias vezes. Exploraram bem os dedoches e gostaram de pintar , deixei que levassem para casa.

Na construção dos bastonetes, foi uma atividade que as crianças divertiram-se muito, em todo processo, tanto na confecção dos bastonetes quanto na exploração do mesmo, foi uma farra!

Já as brincadeiras pedagógicas, percebi que talvez seja o momento mais especial para elas, onde ficam livres para imaginar e construir o que quiser. Durante as brincadeiras, eu percebi que os pequenos ampliam a possibilidade de ir além, conseguem interagir até mesmo aqueles mais tímidos, aprendem e colocam em prática regras de convivência social e formam sua personalidade. E é por meio das brincadeiras, que a criança elabora seus conflitos, sentimentos e medos, ou melhor, é brincando que a criança amadurece e se fortalece.

Embora não foi possível as imagens dos trabalhos executados, foi muito gratificante para mim , participar dessas atividades, aprendi e aguardo novos desafios que virão no decorrer do curso.


Créditos da imagem - http://wp.clicrbs.com.br/erechim/files/2010/10/tia-crianaas-4.jpg

Texto enviado às 10:39 - 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos

Licença: Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes