Aprendendo as brincadeiras africanas

Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com projeto de nossa escola “Conectado com a África”, nós da Educação Física dando aulas para o quarto e quinto ano, propomos aos nossos alunos uma pesquisa sobre brincadeiras africanas que pudéssemos aprender para brincar, tivemos uma grande surpresa muitas das brincadeiras já eram conhecidas pelas crianças ou conhecida com nomes diferentes, dependendo da região que aquela determinada brincadeira era usada. Por exemplo: A brincadeira escravos de Jô tem o mesmo nome, porém a letra da música pode ser diferente, com o objetivo de retratar a necessidade e experiência vivida pelo grupo que brinca.

Pular corda, pular elástico, a dança do jongo, cama de gato, cinco marias, futebol, são algumas das brincadeiras que pesquisamos suas origens e em que país Africano está localizado e estamos em fase de experimento até que localizemos outras brincadeiras interessantes.

Autor: Profª. Ana Cristina S. de Almeida
Texto enviado às 11:13 – 09/03/2010
Licença: Creative Commons License

Saiba o que é o Jongo:
Jongo

Dança de roda, com homens e mulheres dançando em um grande círculo girando no sentido lunar, ou seja, ao contrário dos ponteiros de um relógio.

O acompanhamento musical é feito exclusivamente por pequenos instrumentos de percursão, como os tamboretes de jongo. O cantador, que já fica no centro da roda, traz, às vezes, um chocalho nas mãos.

Também é comum o uso da puita ou angola, que consiste num pequeno cesto de vime ou taquara de caroços ou seixos, continuamente agitado, acompanhando o ritmo da dança.

Enquanto vão respondendo ao solista, às vezes dois, que está dançando no centro da roda, os dançarinos vão girando sobre si mesmos, ficando de frente para outro participante, executando uma coreografia de passos deslizantes, com movimentos alternados dos pés e, finalmente dando um pequeno pulo, reiniciando os passos deslizantes. Uma característica especial do jongo é que só é dançado à noite.