Annelida

Por

Os membros do filo Annelida são vermes segmentados, tais como a minhoca. Os vermes segmentados têm simetria bilateral, cefalização, um sistema digestivo aberto, segmentação e uma cavidade do corpo.

A cavidade do corpo é chamada celoma. Trata-se de um espaço cheio de fluido entre a camada mais interna e as células exteriores. Neste espaço, os órgãos reprodutores e digestivos evoluíram em estruturas complexas.

Os anelídeos possuem um sistema digestivo e circulatório correndo todo o seu comprimento. O sistema circulatório é fechado.

O filo Annelida contém várias classes de vermes, entre eles os vermes encontrados na lama e na areia, como as minhocas e as sanguessugas. Todos os anelídeos se reproduzem por um método sexual em que as células do esperma e o óvulo são liberados na água para que a fecundação ocorra.

Existem cerca de 22 mil espécies de anelídeos. Eles são encontrados em ambientes marinhos de zonas de maré, em água doce e em outros ambientes.

Os anelídeos são considerados membros da Lophotrochozoa, um "super-filo" de protostomes que também inclui moluscos, braquiópodes e platelmintos.

Em espécies com septos bem desenvolvidos, o sangue circula totalmente dentro dos vasos sanguíneos. Em espécies com septos incompletos ou nenhum, o sangue circula através da cavidade do corpo principal, sem qualquer tipo de bomba.

Embora muitas espécies possam se reproduzir assexuadamente, a reprodução sexual também é um método normal nesse filo.

Os anelídeos são importantes para a natureza, pois além de melhorarem a fertilidade do solo, eles servem como isca e como alimento para os humanos.