A Internet no Brasil

A Internet no Brasil

Por

Um relatório recente divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão das Nações Unidas, elogiou o Brasil pela popularização do acesso à internet. De acordo com a agência da ONU, o país vem passando por constantes avanços na democratização da web.
Atualmente, o Brasil faz parte do grupo de 79 países onde mais de 50% da população têm acesso à rede mundial de computadores. Segundo os dados concretos, 57,6% dos brasileiros estão conectados.

Esse avanço no acesso à web é resultado de uma história que começou em 1988, ano em que a internet chegou ao Brasil. Essa trajetória começou por iniciativa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. No início, a internet era usada no Brasil apenas para fins acadêmicos.
Em 1989, o país criou a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), instituição que tinha a missão de oferecer o acesso à internet no Brasil. O projeto foi incorporado por 11 Estados brasileiros.

O uso comercial da internet só foi disponibilizado a partir de dezembro de 1994, quando um projeto piloto da Embratel foi implantado para oferecer o acesso à rede por meios de linhas discadas de telefone. Essa conexão foi destinada aos usuários domésticos e às empresas do país.

Como tudo começou?

A primeira conexão à internet do Brasil aconteceu em setembro de 1988, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Rio de Janeiro. O acesso à Bitnet era feito com 9600 bits por segundo.
Em seguida, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também se conectou à Bitnet e interligou importantes instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também se conectou à rede Bitnet.

Exploração comercial da internet no Brasil

Em 1994, a internet foi divulgada pelos principais jornais brasileiros como a tecnologia do futuro que chegava ao país. Essa nova comunicação era promovida como algo que ligaria milhões de pessoas em escala planetária.

A exploração comercial da internet foi repassada à Embratel. No início, apenas 5 mil usuários foram selecionados para testar o serviço. Em maio de 1995, a internet se tornou definitiva no Brasil.
Com o tempo, o Ministério das Comunicações definiu que não haveria monopólio no mercado de serviços de internet. Dessa forma, provedores e prestadores de serviços começaram a atuar no país. O crescimento da internet no Brasil foi rápido.

Evolução da Internet

Nos últimos 20 anos, o uso da internet se democratizou no Brasil, e o país acompanhou a evolução das tecnologias. Hoje, o celular é o dispositivo mais usado no país para navegar na rede.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os smartphones são usados em 80,4% das casas com acesso à internet. Já a banda larga móvel está presente em 62,8% dos domicílios com internet. Mais de 136 milhões de brasileiros têm celular.

Leia também! Assuntos relevantes