A expansão do Imperialismo na África e Ásia

A expansão do Imperialismo na África e Ásia

Por

O Imperialismo foi uma estratégia política que esteve presente no século XIX em várias regiões do planeta, entre elas na África e na Ásia. Essa foi uma estratégia de expansão e domínio territorial, cultural, econômico e político.

As nações capitalistas da Europa e da América do Norte usaram o cenário da segunda revolução industrial para implantar uma nova forma de colonização. Dessa vez, o objetivo era impor um estilo de vida entre as nações subdesenvolvidas.

O imperialismo também foi chamado de neocolonialismo. As nações poderosas procuravam ampliar o controle sobre povos mais pobres. O imperialismo também esteve associado à expansão econômica dos países capitalistas.

Na África, a expansão do imperialismo aconteceu na metade do século XIX, quando nações europeias começaram a impor sua presença no continente. A África esteve sob domínio da Holanda e da Inglaterra.

As nações ricas estavam interessadas principalmente na grande descoberta de diamantes na África do Sul e na abertura do Canal de Suez. A partir de 1869, a Europa entendeu a importância econômica da África e passou a explorar o continente. Isso deu início a uma disputa entre os países europeus para controlar os territórios.

No período, foram feitos acordos e estratégias militares para conquistar o território africano. O continente africano passou a ser dominado por Grã Bretanha, Alemanha, França, Portugal, Holanda e Bélgica. As nações capitalistas exploravam as matérias-primas dos países africanos.

O imperialismo prejudicou a economia e a vida dos africanos. Outro legado negativo foi a implantação de preconceitos e da ideia de superioridade racial e cultural que eram características europeias.

Já na Ásia, o período da conquista europeia começou em 1500 e seguiu até a metade do século 20. Os europeus ocuparam a Ásia para explorar as riquezas do continente.

A dominação europeia resultou em novas técnicas para agricultura, a indústria, o comércio, a saúde, a educação e a política. O imperialismo chegou ao Japão, à Indochina e outros países.

Esse novo colonialismo também resultou em problemas para essas nações asiáticas. Entre os principais problemas do imperialismo estavam a exploração das riquezas, o desrespeito às culturas e religiões asiáticas e problemas sociais.

Leia também! Assuntos relevantes