A energia mecânica

A energia mecânica

É a energia que um corpo possui devido a seu movimento ou a sua posição. A energia de movimento é chamada de energia cinética.

A energia cinética (Ek) de um corpo em movimento depende da massa do corpo (m) e de sua velocidade (v), do seguinte modo:

Ek = ½ mv2

Uma segunda forma de energia é a energia potencial. A energia potencial mecânica é a energia que depende da posição do objeto, e não do seu movimento. Um livro, por exemplo, adquire energia potencial quando é levantado contra a força da gravidade. A energia potencial do corpo (Ep) depende da distância (d) movida pelo corpo e da força de oposição (F) ao seu movimento.

Ep = Fd

A energia pode ser transformada de uma forma para outra forma. Ela não pode ser destruída e nem criada. Por exemplo: Um tijolo quando cai no chão, significa que ele tem energia potencial, pois está a uma distância do solo. Ao cair a energia potencial diminui e a energia cinética do tijolo aumenta durante a queda. Quando o tijolo atinge o solo, a energia potencial se transformou totalmente em energia cinética, e a energia cinética se transformou em outras energias como o som, o calor, se transformou em energia potencial das moléculas do solo que foram amassadas e etc.

Leia também! Assuntos relevantes