A Energia Mecânica

O conceito de energia mecânica é um dos mais importantes da física. Basicamente, a energia mecânica é definida como a capacidade que um corpo tem de produzir trabalho. Isso significa que essa energia é transferida através da força.

Ao estudar a energia mecânica, os estudantes compreendem que ela representa a energia total de um sistema, como resultado da soma da energia cinética e da energia potencial. Vale lembrar que energia cinética é aquela relacionada ao movimento, enquanto a energia potencial tem relação com o armazenamento gravitacional ou elástico.

A energia é fundamental para gerar a capacidade de executar um trabalho. No caso da energia mecânica, ela acontece quando existe movimento dos corpos ou armazenamento em sistemas físicos. Essa energia influencia diretamente diversos fatos do dia a dia.


Entenda os conceitos de energia cinética e energia potencial

A energia mecânica está presente quando um corpo tem a capacidade de realizar um trabalho, mas é preciso entender que duas outras formas de energia influenciam a mecânica. A energia cinética, por exemplo, se mostra presente quando o trabalho tem relação com o movimento. Já a energia potencial surge quando o trabalho se relaciona à posição do corpo.

De uma forma geral, a energia mecânica, produzida pelo trabalho de determinado corpo, pode ser transferida. É importante destacar também que a energia mecânica é a soma da energia cinética (Ec) com a energia potencial elástica (Epe) ou gravitacional (Epg).

Subindo um morro e jogando pedra, trajetória da pedra

A energia mecânica é representada pelo símbolo “Em”, que corresponde à resultante da energia cinética e da energia potencial. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades de Medidas, a energia mecânica é medida em Joule (J).

Simulação
Bola Caindo


Fórmula da Energia Mecânica

O cálculo da energia mecânica deve ser feito com a seguinte fórmula:

Em = Ec + Ep

Nesta fórmula, temos que:

  • Em: energia mecânica
  • Ec: energia cinética
  • Ep: energia potencial


Para encontrar os valores da energia cinética e da energia potencial, devem ser aplicadas as fórmulas apresentadas abaixo:

Energia Cinética: Ec = mv2/2

Nesta fórmula, temos que:

  • Ec: energia cinética
  • m: massa (Kg)
  • v: velocidade (m/s2)

Energia Potencial Elástica: Epe = kx2/2

Energia Potencial Gravitacional: Epg = m. g. h

Lembre-se que todo objeto em movimento tem uma energia, que pode ser cinética e potencial. A soma dessas duas energias resulta na energia mecânica.


Conceitos Importantes

Energia Cinética – Está presente quando temos um objeto em movimento. Essa energia depende da velocidade (v) e da massa (m).

Energia Potencial – Está presente na configuração do sistema e tem relação com a posição do objeto. Pode ser gravitacional e elástica.

Leia também! Assuntos relevantes