Muitos paÃses cobram o imposto de renda de seus contribuintes. Esse imposto é cobrado a partir do rendimento mensal ou anual dos assalariados do paÃs. O imposto é importante para compor o orçamento de nações como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Finlândia, entre outras...
Com a crise financeira na Europa e nos EUA, os governos se viram obrigados a discutir a cobrança do imposto de renda, aumentando suas alÃquotas.
Em 2011, a consultoria e auditoria KPMG realizou uma pesquisa em 96 paÃses para divulgar as nações que mais arrecadam com os impostos de renda de seus cidadãos. O topo da lista foi ocupado por Dinamarca, Suécia e Caribe. O percentual máximo do imposto de renda cobrado atualmente é de 59%.
No ano passado, a Espanha elevou o nÃvel de imposto para pessoas fÃsicas em 2 pontos percentuais, passando para 45% do rendimento dos cidadãos. A França também estuda um modo de aumentar o imposto de renda para contribuintes que apresentam rendimentos mais altos.
Vários paÃses contam com taxa de imposto superior a 35%. No Reino Unido, por exemplo, a taxa é de 50% da renda declarada.

- Imposto de Renda
- A Distribuição de Renda - A Pobreza e a Fome
- Concentração de renda - A diminuição da desigualdade social no Brasil
Por