Os enunciados escritos e falados que possuem sentido completo, com a finalidade de formar um discurso, tendo uma palavra ou mais palavras em sua estrutura, são chamados de frase.

Veja alguns exemplos de frases:

Meu carro está com problema.

Nossa, que nojo!

Quanto custa?

Estamos envolvidos com o projeto.

Você merece!

Eu estava interessado em comprar esta casa.

Entre os exemplos acima, você consegue perceber que as frases são diferentes, pois cada uma tem uma intenção comunicativa. Sendo assim, ela pode indagar, questionar, elucidar, ordenar e muito mais.

Aqui, entendemos que existem tipos de frases, dependendo do objetivo de quem está aplicando o discurso, somado a outros elementos da comunicação, como o contexto, a expressão corporal, a forma da pronúncia e a entonação.

Os tipos de frases escritas foram estudados e organizados para que o discurso seja criado conforme o objetivo de cada comunicador na linguagem falada, assim como na escrita.


Conheça os tipos de frases

Frases declarativas

Essas frases fazem uma declaração negativa ou afirmativa, com a finalidade de informar e constatar, com bastante neutralidade. A frase é finalizada com ponto final.

Exemplo:

Prefiro tomar um copo de leite antes de deitar.

Minha mãe é muito legal.

Meu carro não funciona.

A casa não está limpa.


Frases interrogativas

Para interrogar e questionar, entre os tipos de frases está a interrogativa, que pode ser direta, com o uso do ponto de interrogação. Uma pergunta também pode ser feita de maneira indireta, e a frase é fechada com ponto final, mas a entonação é de pergunta.

Exemplo:

Posso entrar?

Você não comeu?

Quanto você pagou?

Eu queria saber se você vai ao circo hoje.


Frases imperativas

Para ordenar ou aconselhar, a frase imperativa coloca um ótimo efeito sobre o interlocutor. Para isso, a frase recebe no final um ponto de exclamação. Em alguns casos, a ordem pode ser percebida mesmo com o ponto final.

Exemplos:

Não faça feiura!

Ajude-me, preciso de apoio.

Compre, está na promoção!

Fale com meu superior, ele sabe informar.


Frases exclamativas

Para passar uma emoção e um sentimento ao interlocutor, a frase exclamativa é a mais indicada. Neste caso, a frase é sempre finalizada com um ponto de exclamação.

Exemplos:

Que lindo dia!

Que mar maravilhoso!

Nossa, que feio!


Frases optativas

Para demonstrar o seu interesse, predileção e desejo, os tipos de frases incluem as frases optativas.

Exemplos:

Tomara que funcione!

Deus te acompanhe.

Tenha fé!