Teoria Marxista

A Teoria Marxista trata da luta de classes. Essa teoria foi formulada por Karl Marx, com a colaboração ideológica e financeira de Friedrich Engels, e propaga o pensamento socialista, incentivando o fim do capitalismo e das classes sociais.

Segundo a teoria marxista da luta de classes, para transformar o mundo √© necess√°rio vincular o pensamento √† pr√°tica revolucion√°ria. Essa teoria se apresenta em quatro n√≠veis: o filos√≥fico, o econ√īmico, o pol√≠tico e o sociol√≥gico.

O objetivo dessa teoria é promover uma transformação permanente. A ideologia de Marx alcançou várias partes do mundo, como a antiga União Soviética, a França e a Itália.

Para Marx, a exist√™ncia de classes sociais n√£o seria para sempre e estava ligada ao desenvolvimento da produ√ß√£o e das rela√ß√Ķes de trabalho baseadas na propriedade privada dos meios de produ√ß√£o. Marx mostrou o caminho para a elimina√ß√£o dessas classes sociais.

O marxismo considerava a classe operária como a mais revolucionária e injustiçada. A teoria marxista pedia o fim das amarras impostas pela burguesia e pelo capitalismo e exigia igualdade para as massas trabalhadoras.

Marx acreditava que a luta de classe do proletariado levaria √† liquida√ß√£o da domina√ß√£o pol√≠tica da burguesia e ao estabelecimento da ditadura do proletariado. A teoria pode ser encontrada na obra ‚ÄúManifesto Comunista‚ÄĚ, de 1848.



Teoria Marxista

Por

Compartilhe